spacer
 
    » Criar Cooperativa

Primeiro é preciso saber:

Cooperar é...

O ato em que pessoas ou grupos com os mesmos interesses se juntam para a realização de trabalhos em comum ou para constituírem algum tipo de empreendimento.

Cooperativismo é...

O movimento internacional que objetiva a libertação do ser humano de seu individualismo, através de cooperação. Em sua essência, portanto, é a constituição de uma sociedade justa, livre e fraterna, através da organização social e econômica da comunidade em bases democráticas, para atender as suas necessidades reais, remunerado adequadamente o trabalho de cada um de seus integrantes.

Cooperativa é...

Associação de pessoas (no Brasil, mínimo de 20) que se juntam voluntariamente e contribuem com bens e serviços para o exercício de uma atividade econômica de proveito comum, sem objetivo de lucro (Art. 2º Lei 5764/71). As cooperativas baseiam-se em valores de ajuda mútua, responsabilidade, democracia, igualdade, eqüidade e solidariedade. Desde a tradição de seus fundadores, o Cooperativismo fundamenta-se nos valores éticos, honestidade, transparência, responsabilidade social e a preocupação com a sociedade em que está inserido. Cooperante é... É o individuo, o profissional de qualquer categoria ou atividade econômica que se associa voluntariamente para participar atividade de uma cooperativa.

RESUMINDO A COOPERAÇÃO...

Adesão livre e voluntária - Gestão democrática - Participação econômica dos membros - Autonomia e independência - Educação, formação e informação - Intercooperação - Interesse pela comunidade


Os Processos de Constituição:

1º passo:

A constituição de uma cooperativa requer uma série de procedimentos. Atu­almente, as cooperativas não dependem mais de autorização do Estado para funcionar; porém, estão sujeitas aos deveres, obrigações e fiscalizações, como qualquer outra empresa.

Conforme o Capítulo III, Artigo 6 da Lei nº 5.764/71, as cooperativas singula­res são constituídas pelo número mínimo de 20 (vinte) pessoas físicas que tenham por objeto as mesmas atividades correlatas ou, ainda, atividades sem fins lucrativos.

Durante o processo de constituição, é de fundamental importância que os interessados em constituir uma cooperativa solicitem informações e orientações ao Sin­dicato e Organização das Cooperativas Brasileiras no Estado do Pará — OCB-PA e igualmente, sejam assessorados por um profissional da área contábil.

O grupo deve ter, no mínimo 20 pessoas, coesas, com objetivos comuns bem definidos, com uma liderança firme, tendo as seguintes finalidades:

  • Determinar os objetivos da cooperativa;
  • Escolher uma comissão para tratar das providências necessárias à criação da cooperativa, com a indicação de um coordenador dos trabalhos.

2º passo: Reunião com todos os interessados, a fim de verificar as condições mínimas necessárias para que a cooperativa seja viável e encontrar respostas para questionamentos como:

  • A necessidade (de criar a cooperativa) é compartilhada por todos os interessados? ·
  • A cooperativa é a solução mais adequada?
  • Outras formas de cooperação não atendem seus objetivos? 
  • Já existe alguma cooperativa na redondeza que poderia satisfazer aos interessados?
  • Os interessados estão dispostos a entrar com o capital necessário para a viabilização da cooperativa? A proposta do grupo é viável tanto economicamente quanto em termos de organização das pessoas?

3º passo: Observar: · A fundação da cooperativa é feita em assembléia geral especialmente convocada com a máxima antecedência de 10 dias no mínimo, para aprovação do Estatuto e eleição dos Conselhos de Administração e Fiscal; · Na formação e consolidação do grupo deve-se estabelecer os recursos necessários ao seu funcionamento e as quotas-partes;

4° passo: · Formalização jurídica através dos registros nas seguintes instâncias: § Junta Comercial § Receita Federal § Prefeitura Municipal (Alvará) § Coletoria Estadual (se for o caso) § Na OCB-PA (Lei 5.764, Art.107) · Organização dos procedimentos administrativos, sua relação com o mercado, bem como os processos de aprendizagem contínua. Deve-se levar em conta o que foi estabelecido nas etapas anteriores e sobretudo, a adoção de um bom plano de negócios elaborados por todos os associados.

 Clique nos links abaixo para fazer o donnload dos modelos de documentos:

Modelo de Estatuto Social

Modelo de Ata da Assembleia Geral de Constituição da Cooperativa 

Modelo de Edital de Convocação

Modelo de Declaração de Ingresso na Cooperativa


 
 

OCB/SESCOOP-PA
Tv. Humaitá nº 2778, Marco CEP: 66.093-040, Belém – Pará
Fone: (091) 3226-5280/ 3226-4140 - Fax: (91) 3226-5014